quarta-feira, 2 de março de 2011

O Nascimento de Portugal - I

Ora bem, por onde começar? Tive uma ideia! Vamos começar assim: há muitos anos atrás…
D. Afonso VI, rei de Leão chamou de França vários cavaleiros que davam pelo nome de cruzados.
Os cruzados usavam uma cruz vermelha ao peito para simbolizar de que eles eram cristãos.
Todos se tinham saído muito bem na luta contra os Muçulmanos mas houve dois cavaleiros que se saíram melhor, o D. Henrique e o D. Raimundo.
Por isso mesmo D. Afonso VI quis recompensá-los, então decidiu dar a D. Henrique o Condado Portucalense para governar e a sua filha mais nova, D. Teresa em casamento, e a D. Raimundo o Condado da Galiza e a sua filha mais velha D. Urraca em casamento.    
Do casamento de D. Raimundo com D. Urraca resultou o novo rei de Leão: D. Afonso VII, e do casamento de D. Henrique com D. Teresa resultou o nosso pequeno D. Afonso Henriques, que se chamava assim porque antigamente os filhos dos nobres tinham de ter o primeiro nome do avô, e o segundo nome do pai.
Mas infelizmente quando D. Henrique morreu, D. Afonso Henriques tinha apenas 3 anos, por isso não podia ainda ser conde do Condado Portucalense, então foi D. Teresa quem ficou no lugar do marido.
Enquanto crescia, D. Afonso Henriques sempre ouviu dos outros nobres muitas histórias sobre o sonho do pai de ser rei, e D. Afonso Henriques cresceu com o sonho de ser rei.
Quando atingiu  a maturidade queria ser "rei" do Condado Portucalense, mas a mãe não achava muita “piada” a isso. Mas como D. Afonso Henriques queria mesmo ser rei, enviou as suas tropas para lutarem contra as tropas “galegas” da sua mãe, (a Batalha de São Mamede, em 1128) saindo D. Afonso Henriques vitorioso, afastando a mãe do Condado Portucalense (tornando-se conde).


Continua…
Trabalho realizado por: Ana Rita Nº2 5ºH 

Sem comentários:

Enviar um comentário