terça-feira, 26 de abril de 2011

Um país à espera de nascer - parte 3 - Os povos peninsulares

 Ora muito bem… Então já ficaste a saber que a Península Ibérica foi, há já muitos séculos, habitada por comunidades agro-pastoris, que viviam da agricultura e da pastorícia.
 O que eu ainda não te contei foi que muitos povos vieram aqui instalar-se,  atraídos pelo clima ameno, pela abundância de água potável e de alimento e ainda pela existência de metais preciosos como o ouro, a prata, o estanho e o cobre.
 Por isso, como podes ver, a Península Ibérica tinha as condições de vida excelentes para os povos nela poderem viver.

 Os primeiros a povoar a Península Ibérica foram os Iberos. Este povo, cujas origens são desconhecidas, pois não se sabe se são oriundos do Norte de África ou da região do rio Ebro (a Este da Península), expandiram-se pela Península Ibérica a partir de 1000 a. C.
 Eram morenos e de estatura média, dominava ainda o fabrico de objectos em cobre e bronze, que usavam para fazer as suas armas, tendo habitado o Sul e Este da Península Ibérica.

 Os Celtas eram um povo originário do Centro da Europa, eram altos e tinham pele, cabelo e olhos claros. Chegaram à Península Ibérica na primeira metade do século VI a. C.
 Conheciam as técnicas de fabrico de ferro (logo as suas armas eram mais fortes que as dos Iberos) e a arte de trabalhar o ouro e a prata e habitaram o Norte e Centro da Península Ibérica. Viviam em castros ou citânias e, ao contrário dos outros povos que ocuparam a Península Ibérica antes, cremavam os seus mortos.

 Os Celtas e os Iberos não se davam muito bem e andavam constantemente em guerras uns contra os outros; mas ao fim de algum tempo começaram a entender-se e a misturar-se, e dessa aliança (entre Celtas e Iberos) apareceram os Celtiberos.
 Estes adoptaram muitos costumes e tradições dos Celtas e dos Iberos. No entanto, continuavam divididos em tribos, que estavam quase sempre em guerra e em conflito. Tal como os Celtas, os Celtiberos viviam em castros e ocuparam a Península Ibérica até 133 a. C., quando foram vencidos e romanizados pelo Império Romano.

 Uma das tribos dos Celtiberos era a  dos Lusitanos. Os Lusitanos eram corajosos, severos e fortes, eram também grandes guerreiros, tanto na luta a pé como a cavalo. Habitavam o Ocidente peninsular entre os rios Tejo e Douro.
 Manejavam com habilidade vários tipos de espadas ou lanças, a sua armadura era composta por um capacete de couro ou metal, um escudo de couro redondo e, para proteger as pernas, usavam ainda polainas de couro.
 Por vezes também usavam fundas como armas de arremesso.
 E despeço-me de vocês, mas prometo voltar e trazer comigo os povos mediterrânicos…
(Continua…)
                   

Gonçalo de Melo Oliveira nº8  turma 5º F