segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Um país à espera de nascer... parte 1 - Os povos recolectores

Um país à espera de nascer…
Parte 1
Os Povos Recolectores

 Ora, por onde é que eu hei-de começar? Ah, já sei, vou começar pelo princípio, pelo princípio do nosso país, pelo princípio de Portugal…
 Sabias que Portugal nem sempre se chamou Portugal?
 Houve uma altura, há já muito tempo, em que Portugal não tinha nome.
 Logo, as pessoas que viviam em Portugal durante a Pré-História também não tinham nacionalidade.
 Mas quem eram esses homens que viviam aqui em Portugal muito antes de os nossos avós nascerem?

Eram homens que viviam da recolha de alimentos e da caça, por isso são conhecidos por Povos Recolectores.
Estes povos "primitivos", que por vezes  construíam abrigos simples feitos de paus, troncos e ramos,  viviam em grutas onde costumavam desenhar figuras que representavam cenas de caça e animais - Arte Rupestre -  pois acreditavam que assim as caçadas do dia seguinte iriam correr melhor.
 Estes Homens não conheciam a agricultura nem a pastorícia, por isso, quando o alimento escasseava eles seguiam as manadas de animais para onde elas fossem, para se poderem alimentarem.
Aos povos que praticavam esta actividade chama-mos Povos Nómadas.
Com a descoberta do fogo estes Homens passaram a ter uma vida muito mais fácil do que antes. As utilidades do fogo eram: aquecer e iluminar as grutas onde viviam, afugentar os animais selvagens e a "cozedura" dos alimentos.
 Para caçarem, esses Homens utilizavam lanças feitas de madeira e de pedra, e para pescarem utilizavam arpões feitos de osso.
Os Povos "Primitivos" viveram desta maneira durante bastante tempo, mas breve viriam a descobrir novas técnicas que lhes vão permitir tornarem-se Povos Agro -Pastoris…

Continua…

Trabalho realizado por Gonçalo de Melo Oliveira, nº 8 do 5º F




1 comentário:

  1. Há um filme com o título "a guerra do fogo" que retrata a nossa origem. A história é muito bem pensada procurando explicar porque somos diferentes dos restantes animais.
    Basicamente tudo gira à volta da importância do fogo para as primeiras sociedades humanas quer para a culinária, quer para segurança e inclusivamente para proteção contra o frio. O filme conta a história de três hominídeos que partem em busca do fogo e deparam-se com grupos menos evoluídos (canibais) e outros mais evoluídos, e ao longo do filme vão descobrindo técnicas de artesanato, armamento, cerâmica, ervas medicinais, construção de cabanas e principalmente, a arte de produzir fogo. Quem se interessa pelas raízes da espécie humana irá gostar do filme.

    ResponderEliminar